Resenha

O Menino no Alto da Montanha

55101_gg.jpg

Livro: O menino no alto da montanha

Autor: John Boyne

Editora: Seguinte

Páginas: 288

 

 

 

 

John Boyne é de longe meu escritor favorito. E nesse novo livro do autor, encontramos mais uma história surpreendente, onde ele mistura ficção com História.

Mais uma história ambientada durante a Segunda Guerra Mundial e Boyne consegue nos prender do início ao fim.

Nesse livro conhecemos Pierrot, um jovem francês que, ao perder os pais, vai morar com a família de seu melhor amigo, Anshel (judeus), que é deficiente auditivo e os dois se comunicam através da linguagem de sinais (muito importante e enriquecedor notar a presença de uma criança com necessidades especiais na histótia). Por serem judeus, eles não podem ficar com Pierror, já que o pai do menino serviu Hitler. O menino é levado a um orfanato (não por muito tempo). Logo, descobre que tem uma tia chamada Beatrix (irmã de seu pai).

mont

O menino, então, parte para a Alemanha. Sua tia era governanta na casa do Alto da Montanha onde Hitler passava poucos períodos. É a famosa Berghof.

A tia decide que é melhor o menino se chamar Pieter, pois é menos francês.

A criança conhece Hitler e começa aí uma intrigante relação entre os dois, onde um menino calmo e tranquilo deu lugar a um menino autoritário e exigente.

Esse comportamento autoritário do menino, que diz defender a pátria e os ideias de Hitler, fazem com que sua vida mude de cabeça para baixo. Tudo muda. E começa a aflição do leitor na história.

Na presença desta bandeira de sangue que representa nosso Führer, juro devotar toda a minha energia e toda a minha força ao salvador do noso país, Adolf Hitler. Estou disposto a sacrificar a minha vida por ele; que Deus seja minha testemunha.

 Conhecemos diversos personagens na história, desde crianças que passaram pela vida de Pieter até os funcionários de Berghof. E todos tem importância relevante na narrativa.

Gostei do desenvolvimento e, principalmente, do final da história do Menino no Alto da Montanha.

Mais uma história surpreendente de John Boyne que indico bastante!

Por
Kelly Cominoti

Anúncios

Um comentário em “O Menino no Alto da Montanha

  1. Nossa, Kelly! Que livro maravilhoso!!! Só li desse autor “O menino do pijama listrado”.. Muito legal ter um personagem com algum tipo de deficiência.. E que história!! Primeiro meio que se esconder de Hitler e em um segundo momento já se torna “amigo” dele.
    Vou adicionar esse livro na minha lista de leituras!!
    Beijocas

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s