Hábitos de Leitura · Textos e Poesias

Meu amor pelos livros

Hoje eu li uma matéria na Revista Bula chamada Livros: o melhor presente de mim para mim. 

Sabe quando aquele texto foi escrito pra você? Então, é esse.

O começo, de cara, chamou minha atenção. Esse ano fiquei desligada do mundo dos livros e do mundo real por conta das redes sociais/internet/seriados. Tirando os seriados, senti que de nada adiantou perder meu tempo com a internet. Deixei de prestar atenção em conversas, de olhar nos olhos, de ficar ligada ao que estava acontecendo ao meu redor, deixei de ler mais. E quando fui refletir sobre isso, tomei um balde de água fria. Acordei.

A verdade é que eu tinha tempo para a literatura, só estava afastada dela por falta de interesse ou organização. Porque a nossa vida é feita de escolhas e prioridades. Você pode escolher passar uma hora na frente da televisão ou gastar parte do seu dia olhando a vida social e as fofocas em seu celular. Mas também pode escolher usar esse tempo para ler ou fazer uma caminhada ao ar livre.

tumblr_ni8lp9bwpj1skswjlo1_500

Mais adiante, encontrei mais uma parte que diz muito sobre mim. Sobre como os livros servem de refúgio. Não costumo dizer que todo livro é uma fuga da realidade, porque nem todo livro é. Muitos livros de não-ficção ou história, por exemplo, abrem bem os olhos da gente para a realidade. Me refugio nos livros para esquecer dos problemas, para tentar preencher aquele vazio existencial que me pega de vez em quando, para me sentir mais perto de quem amo e não está mais presente fisicamente.

Depois que voltei para o mundo dos livros, salvei-me de dores e medos. Os livros me ajudaram — e continuam ajudando — a preencher vazios e encontrar respostas. A leitura dá vida à minha imaginação. Manoel de Barros disse que não precisamos do fim para chegar. Sim, não preciso saber tudo para entender! Ler floresce a minha inspiração, pois a importância das coisas está no encantamento que elas produzem em nós. É como escutar a cor dos passarinhos.

Leiam esse artigo e vejam se vocês também se identificam como eu me identifiquei =)

tumblr_static_tumblr_static_93f91mk61p0co04k4wkokwso4_640

Link: http://www.revistabula.com/6531-livros-o-melhor-presente-de-mim-para-mim/

 

Anúncios

Um comentário em “Meu amor pelos livros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s