Hábitos de Leitura

{Hábitos de leitura} Como e quando comecei a gostar de ler

Olá, aventureiros!

Hoje vou escrever um pouco sobre como e quando fui adquirindo o gosto e o prazer pela leitura.

  • Livros

Desde pequena era incentivada por minha mãe, que era professora primária inicialmente. Toda vez que o “tio que vendia livros na escola” ia até lá, ela sempre comprava algum livro pra mim. E eu adorava! Minha tia/madrinha também era professora primária e fazia a mesma coisa, só que comigo e com minha prima. Quando as duas iam para congressos de Educação, chegavam com vários livros e coleções de livrinhos pra gente. Era maravilhoso.

Guardo alguns desses livros até hoje:

DSCN1171[1]
O primeiro é de uma coleção da Turma da Mônica sobre profissões; o segundo era um dos meus favoritos: quem não curtia Pocahontas?
DSCN1172[1]
Um dos meus “gigantes” favoritos. Mesmo sem saber ler na época, escutava as histórias contadas pela minha mãe e ficava lendo as imagens.

Sobre esse último, também tenho um que reúne diversos contos clássicos da Disney. Atualmente, ele está com meu primo de 5 anos. É minha felicidade em ver ele todo animado com o livro, lendo as imagens e algumas palavrinhas. Quando ele vem na minha casa, a primeira coisa que ele faz é abrir o armário de livros infantis e escolher um pra que eu leia para ele (imagina a emoção da prima babona aqui). Como este livro está com ele, peguei a foto na internet. Alguém lembra/teve/tem?

618962_312
Via Internet

Também lembro de uma caixa de contos clássicos. Era uma caixinha linda e, quando abria, ela tocava uma música instrumental. Infelizmente, não tenho mais ela, mas consegui a foto na internet também:

tesouro-de-classicos-disney-caixa-musical-com-5-livros_MLB-O-3633025338_012013
Via Internet

E, sem dúvida, um dos meus livros favoritos era um do Castelo Rá-Tim-Bum. Tenho ele até hoje! Gente, que programa legal! Quem é da década de 90 lembra muito bem.

DSCN1173[1]

Após meus 9 anos, 10 anos, meu gosto pela leitura aumentou ainda mais. Lembro da primeira Bienal do Livro que fui nessa época. Que alegria estar em meio a tantos livros! E o livro que comprei na primeira Bienal que visitei foi o Coisas que toda garota deve saber (que também guardo até hoje).

DSCN1181[1]

  • Gibis

Quem nunca se apaixonou pela leitura através dos gibis? Eu também! Histórias em quadrinhos são excelentes para isso, por terem uma linguagem simples. Ainda compro alguns gibis da Turma da Mônica. Leio e levo para a escola onde leciono, pois faço o Clube do Gibi com as crianças. Uma forma de incentivar a leitura com as crianças.

DSCN1167[1]

  • Revistas

Lembro que logo que aprendi a ler, lia de tudo, principalmente as placas, letreiros, nomes das lojas, etc. É o que chamamos de letramento.

Nesse momento que aprendi a ler e lia de tudo, estava na época das Chiquititas (minha novela preferida da vida). Eu tinha tudo delas: roupa, Cds, álbuns de figurinhas, adesivos, prendedor de cabelo,… e… as revistas. Meu pai lembra até hoje que eu esperava ele chegar do trabalho toda animada quando eu sabia que era dia dele trazer a revista das Chiquitias. Era difícil de se encontrar por aqui. Ele tinha que encomendar com o jornaleiro que, prontamente, reservava uma pra mim. E acreditem: tenho grande parte da mina coleção até hoje! haha
Nessas revistas tinham matérias sobre a novela e sobre o universo infantil. Mas também tinha história em quadrinhos dos capítulos da novela. Um máximo, né?

DSCN1182[1]
Álbum de figurinhas e algumas revistas da minha coleção.
DSCN1183[1]
História em quadrinhos dos capítulos da novela.
Fico por aqui com esse meu momento nostalgia. E você? Lembra do que gostava de ler e como/quando começou a se apaixonar pela leitura? Conte pra gente nos comentários 😉
Beijinhos 

Kelly Cominoti

3 comentários em “{Hábitos de leitura} Como e quando comecei a gostar de ler”

  1. Keeelly, tivemos uma sorte imensa com tanto incentivo à leitura em casa, né?! 😉 Sou grata eternamente por isso!!!
    Quando criança (e hoje também, dã), o melhor presente pra mim era livro!!!!! Sério. Ou então canetinhas coloridas, AMAVA!
    Os livros do Castelo Rá-Tim-Bum eram o meu SONHO DE CONSUMO!!!!! Tinha vários, do Etevaldo, do Nino, da Penélope… lembra?!
    “Coisas que toda garota deve saber” é um clássico da nossa geração! ^^ E os gibis da Turma da Mônica também, de vez em quando ainda compro algum nas bancas de jornal.
    Beijoooo!
    Nati

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s